“Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo, para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência, diz o Senhor dos exércitos, e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não derramo a minha bênção sobre vós muito além do necessário.” – Malaquias 3,10.
Ser dizimista é uma questão de escolha, de fé, de gratidão. Como nos diz a Palavra de Deus em Malaquias 3, 10, é necessário “experimentar” o dízimo para comprovar as bênçãos que ele traz. Por outro lado, é necessário ter cuidado com o sentimento de “troca” com Deus. Ser dizimista não é trocar ou pagar a Deus aquilo que se recebe, mas é mostrar-se grato.
Através de várias atividades, a Pastoral do Dízimo procura conscientizar a comunidade de que o dízimo tem três dimensões: a dimensão religiosa, a dimensão social e a dimensão missionária.
A Pastoral do Dízimo tem a missão de ensinar ao povo a importância desse compromisso bíblico. Antes de tudo, ser dizimista é crer na Palavra de Deus. Quando o dizimista devolve seu dízimo, ajuda na manutenção do templo. Todo o dinheiro investido ali provém da comunidade e é em prol da comunidade. Desde os gastos básicos com água, luz, telefone, pagamento de funcionários, até os investimentos maiores como reformas e ampliação. Esta é a dimensão religiosa.
A Igreja, que é composta também pela comunidade, precisa ajudar os mais pobres e necessitados. São pessoas que precisam de alimentos, roupas, passagens. São os idosos dos asilos, que necessitam de remédios e manutenção. São as casas de passagem ajudadas pela nossa paróquia. Essa é a segunda dimensão do dízimo: a dimensão social.
Por fim, o dízimo ajuda a manter o seminário, as missões religiosas e o envio de pessoas para evangelização. Essa é a dimensão missionária do dízimo.
Na Paróquia São Sebastião, a Pastoral do Dízimo tem várias atividades durante o ano, para que a comunidade como um todo atinja as três dimensões do dízimo:
– Tarefa de cadastro e manutenção de dizimistas durante as missas;
– Redigir, envelopar e enviar as correspondências mensais aos dizimistas;
– Confeccionar lembrancinhas para as missas comemorativas da paróquia;
– Promover reuniões e retiro da própria pastoral, com o objetivo de estudar o assunto.
Ações diferentes podem ser necessárias durante todo o ano, mas sempre com o foco no Evangelho. Ao oferecer o dízimo, é preciso ter convicção da presença de Deus neste ato. A Pastoral do Dízimo trabalha com muito amor e confiança para que todos os fiéis conheçam as bênçãos prometidas por Deus através do dízimo.
Coordenadores:
Ítalo – (61) 9.9624-2693 e Leci – (61) 9.9841-6155
Vice coordenadora: Ana Maria (61) 9.9613-1125
REUNIÕES: Toda 1ª terça-feira de cada mês no Centro Pastoral da Formosinha.
TERÇOS: Uma vez por mês nas casas dos participantes.
PLANTÕES: Aos domingos em todas as missas e às quintas-feiras nas missas das 19h00.